terça-feira, novembro 24, 2009

Postagem #01

Neste post #01, queria dizer a que me proponho. Gostaria de falar de atualizações em neurociência, de uma maneira menos formal, utilizando-me de notícias recentes publicadas nas revistas de divulgação e em outros sites e blogs que tratam do assunto. Como costumo dizer em minhas aulas, a tentativa é de traduzir para o português o que é publicado subtraindo a maior parte do sotaque neurocientista mais elaborado.
Para não ficar chato, também gostaria de falar sobre atualidades da UFPA e do ICB (Instituto de Ciências Biológicas), que irão tornar o que é postado mais próximo dos estudantes, técnicos e professores do ICB e adjacências, ajudando a conseguir seguidores e comentários.
No final, acho que vai dar vontade de falar de muita coisa.
Então, tá combinado. A fim de honrar o título presunçoso do blog - NEURAL, vou falar sempre de algum assunto interessante que diga respeito ao estudo do cérebro, das emoções e do comportamento. Mais do que isso, não vou estabelecer muitos limites e falar sobre... o que me der na telha.
Vamos ver se vale a pena para mim e para vocês.
Inté.

PS: Para criar o logo do blog, me servi de uma visualização do encéfalo humano com uma técnica chamada DTI (diffusion tensor imaging). A técnica permite mostrar os inúmeros tratos de fibras nervosas que cruzam o plano médio-sagital. Não parece um modelo maluco de penteado punk?

Um comentário:

Rosi Cruz disse...

Professor, o blog tá massa . Todo mundo vai gostar, até aqueles que não queriam que a zebra voasse...rsrsrs.
Muito sucesso nessa nova e maravilhosa caminhada e todos nós (biologia lic. 2009) estamos torcendo por vc.