segunda-feira, maio 23, 2011

NOSSA BIOLOGIA É MAIOR DO QUE SE PENSA...

Quantos são os estudantes de Biologia na UFPA?
Outro dia fiz este levantamento para responder ao questionário do Guia do Estudante da Editora Abril e sei que dei uma resposta inacurada, por vários motivos. Ao cravar 490 estudantes, sabia que estava usando o instrumento institucional (SIE) e considerando na conta todos os estudantes que ainda estão no sistema, apesar de longe das salas de aula. Muitos são os que ingressam e não permanecem, outros tantos que se transferem, mas “esquecem” de desistir da vaga, outros começaram mais de um curso e depois optaram informalmente por outro curso sem ao menos desistir do curso da UFPA e, considerando um caso recente, até top model que tranca o curso para investir na carreira de garota-Fantástico (conta-se aí mais uma vaga). Assim, considerando a base no ICB apenas, diria que temos cerca de 390 alunos que efetivamente vivem o curso, distribuídos nos três turnos. Este é o primeiro elemento causador de erro no levantamento acima: o número real é menor do que o número oficial.
  
O iluminado: Professor José Miguel Veloso, assessor de EAD da reitoria em seu discurso por ocasião da cerimônia de colação de Grau dos concluintes de Biologia em Capanema (7/5/2011)

Outro erro, que poucos se dão conta, reflete o fato de que a Faculdade de Ciências Biológicas, a se considerar a estrutura atual do ICB, é formada por um número bem maior de alunos do que temos nos três turnos (uma licenciatura da manhã e outra à noite, além do bacharelado vespertino). A razão para isso é a incorporação de alunos que fazem parte de ações articuladas ao longo da última década, que objetivaram reduzir o déficit encontrado nas estatísticas da educação superior: precisávamos formar mais profissionais, em paragens distantes nesse nosso imenso Estado, que estavam excluídos da oportunidade de freqüentar a Academia. Falo aqui de duas dessas iniciativas das quais participa a Faculdade: o Ensino a Distância (EAD) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Pública (PARFOR).


QUEM SÃO ESTES NOSSOS ALUNOS DESCONHECIDOS? Diversos profissionais valorosos do próprio ICB tocam silenciosamente já há mais de quatro anos o curso de Licenciatura em Biologia – EAD (ensino a distância), oferecidos em um primeiro momento nos municípios de Marabá, Capanema e Oriximiná, que acabaram de se formar. Mais tarde foram iniciadas as segundas turmas nestes mesmos municípios, reforçadas por mais uma turma iniciada em Parauapebas. Receberam o grau em Biologia, pelas minhas mãos e pelas mãos do professor Julio cerca de 60 novos biólogos. Não parece muito, mas pensem no que representa formar profissionais nestes municípios tão afastados da Capital e de oportunidades sérias de formação acadêmica. Foram três cerimônias emocionantes, cujos instantâneos tirados por mim da mesa oficial ilustram estas linhas, carregadas da sensação de dever cumprido de docentes e de discentes. Sei que quando lêem esta matéria, muitos têm como primeiro impulso torcer o nariz, os mais antigos certamente lembrando dos cursos do IUB – Instituto Universal Brasileiro, cujas propagandas vinham inseridas nas revistas da época. Nada mais diferente. Nesta modalidade, há aulas presenciais, à distância (com utilização das ferramentas da web), equipe multidisciplinar, tutores contratados para dar plantões tira-dúvidas, 0800, material didático de boa qualidade, investimento em salas de aula climatizadas e laboratórios de informática, biologia e até de química e física em certos campi, entre outras ferramentas. Como tem gente que só acredita em números, aqui vai: De 2000 a 2008, a educação a distância no país deu um salto de 1.682 para 760.599 alunos. Mais do que números? É também recompensador ver que muitos desses alunos já galgaram degraus mais elevados, com acesso a cursos de pós-graduação concorridos, além de colocações no mercado de trabalho como graduados. Estes alunos são também responsáveis por um desempenho excepcional em sete das 13 áreas analisadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Enfim, esta modalidade de ensino tem dado uma contribuição ímpar para a democratização do acesso ao ensino superior público.
Na Bela Oriximiná, os concluintes nos brindaram com cerimônia e baile concorridos e de muito bom gosto.
A segunda destas iniciativas é o PARFOR. O Plano oferece licenciaturas a professores da rede pública estadual e municipal de ensino, gratuitamente. Para participar do PARFOR, o professor deve estar em exercício da docência e cadastrado no Educacenso-2009. Terão prioridade os professores que possuem apenas o nível médio e solicitarem o curso na área em que estão atuando. Para ministrar as aulas a esses "professores-alunos", as IES convidam os professores universitários a se locomoverem até os municípios para executarem o Projeto Pedagógico criado especialmente para professores em exercício do magistério. Esse programa pretende formar pelo menos 300.000 professores que já atuam na Educação Básica no Brasil, sendo 40.000 no Pará, e não possuem a formação exigida pela Lei atual. Na UFPA, há turmas formadas em dezenas de municípios, em 19 licenciaturas diferentes. No caso do curso oferecido pela Biologia, tem a duração de sete semestres e acontecem no período em que os professores-alunos estão em recesso de suas atividades na escola (janeiro, fevereiro, julho e agosto), além de eventuais aulas aos finais de semana. Ao final da graduação, os professores-alunos receberão diploma de curso superior. Na primeira abertura, foram formadas duas turmas em Belém, além de uma turma em Breves e outra em Marabá, que já irão cursar o terceiro semestre do curso. Há também uma turma em Capitão-Poço que irá cursar o segundo semestre em julho e outra turma de “calouros” que iniciará o curso em Capanema.

Pompa e circunstância: cerimônia de colação de Grau dos primeiros concluintes de Biologia – EAD em Marabá (15/4/2011).
Fizeram a conta? Atualmente, considerados todos esses alunos disseminados nos municípios discriminados, já subtraídos os cerca de 60 alunos que se graduaram recentemente pela EAD, posso arriscar que temos cerca de 650 alunos efetivos. Viram só? Nossa Biologia é realmente bem maior do que se pensa, não?



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